Nome
PUR: Roberto Caxet (Revista Pihhy) - 10’
Coleções
Vídeo do Youtube
Resumo
PUR: Roberto Caxet (Revista Pihhy) - 10’
Direção: Roberto Caxet Krahô, Alexandre Herbetta, Antonio Carlos Bortoletto.
O mini documentário “PUR” de Roberto Caxet Krahô, foi produzido no âmbito da Revista Pihhy, disponível na edição nº 7 da revista (https://www.gov.br/cultura/pt-br/assu....
Neste vídeo, o intelectual, professor e liderança indígena Krahô, reflete sobre a importância fundamental da PUR, a roça tradicional (em português), para o bem estar de seu povo. Caxet reflete, ainda, sobre a necessária valorização de outras matrizes epistemológicas e da articulação de conhecimentos pluriepistêmicos para o bem estar das comunidades e das pessoas.
PUR foi selecionado para a final da mostra competitiva do Festival Kino Mostra, sendo exibido na sala do Cine Cultura, importante espaço para o cinema goianiense, no sábado. Não deixe de assitir ( • PUR ROBERTO CAHXÊT ESPANHOL )!
A Revista Pihhy, semente em mehi jarka, língua falada pelo povo Mehi-Krahô, é vinculada ao “Programa Conexão Cultura e Pensamento”, da Secretaria de Formação, Livro e Leitura/SEFLI/MinC, e idealizada pela educadora, artista e liderança Naine Terena. Ela busca estimular a criação, a produção e a circulação de materiais de autoria indígena, baseados em conhecimentos plurais e ancestrais, assim como se faz em um pur, em uma roça tradicional mehi, onde sementes garantem o bem viver.
A Revista Pihhy tem como objetivo participar da formação das pessoas no país. Ela colabora com o sistema brasileiro de educação, alimentando processos de ensino e aprendizagem relacionados à Lei 11.645 e à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Busca estimular a produção de conhecimento científico, despertando saberes fundamentais, pautados em distintas matrizes epistemológicas, e tenta fortalecer a democracia brasileira, semeando novas relações e dinâmicas sociais que garantam um país mais justo, plural e equilibrado.
Trata-se de um projeto inovador e de vanguarda porque promove a pesquisa, o registro e a sistematização desses saberes ancestrais que foram, no violento processo histórico e colonial, apagados, adormecidos ou invisibilizados no país. Ela traz à tona pensamentos plurais e diversos sobre temas fundamentais para o mundo contemporâneo, como a sustentabilidade, a relação com a natureza, a democracia e o bem viver.
Oportuniza, ainda, aos leitores e às leitoras interessados/as, vastos conhecimentos sobre os mundos indígenas e sobre modos diferentes de estar no mundo, deixando evidente a complexidade e o valor da pluralidade linguística e epistemológica existente no Brasil, e se colocando, desta forma, junto da histórica luta contra colonial dos povos originários, por um mundo mais sustentável, respeitoso e digno.
Não deixe de conhecer a revista semente!
Transcrição
Autor
Arquivo
Palavras-chaves
Contribuidor(res)
Data de publicação
Tipo do recurso
Cobertura
Formato
Idioma
Relacionado
Direitos
Fonte
Relevância
0
 

Nenhum comentário

  •  

Por favor, entre para deixar um comentário