TCC
fic_ufg
/images/stories/Entre_muros.mp4.mp4
Português - BR
Jornalismo
Faculdade de Informação e Comunicação
/images/stories/relat__rio_de_produ____o_do_document__rio1.pdf
["documentario","A\u00e7\u00f5es Afirmativas","Democratiza\u00e7\u00e3o do Ensino Superior","Acesso","Perman\u00eancia"]
Esse texto objetiva relatar o processo de produção do documentário Sobre o muro bem
como situar a relevância da temática no contexto da democratização do acesso ao Ensino
Superior no Brasil. Tendo como cenário a capital goiana, o documentário parte da fala de
sujeitos invisibilizados e suas expectativas individuais e coletivas de ingresso à universidade.
Também mostra diferentes estratégias populares que, trabalhando em duas frentes principais,
visam a reduzir o distanciamento simbólico que existe entre o estudante de baixa renda e a
universidade; e as reais dificuldades de acesso, provenientes de anos de estudo na,
reconhecidamente precária, rede pública de ensino fundamental e médio. Do outro lado,
exemplificando um movimento atual e comum às universidades públicas brasileiras, o vídeo
também expõe o processo de construção e implantação de medidas diferenciadas de acesso à
Universidade Federal de Goiás, por meio do programa UFG Inclui, e sua repercussão em
cursinhos populares da cidade. Tomando como aparato teórico estudos nos campos do
Cinema, da Comunicação e das Ações Afirmativas, o texto discute forma e conteúdo,
evidenciando o local de fala do produto áudio-visual em questão.
Esse texto objetiva relatar o processo de produção do documentário Sobre o muro bem
como situar a relevância da temática no contexto da democratização do acesso ao Ensino
Superior no Brasil. Tendo como cenário a capital goiana, o documentário parte da fala de
sujeitos invisibilizados e suas expectativas individuais e coletivas de ingresso à universidade.
Também mostra diferentes estratégias populares que, trabalhando em duas frentes principais,
visam a reduzir o distanciamento simbólico que existe entre o estudante de baixa renda e a
universidade; e as reais dificuldades de acesso, provenientes de anos de estudo na,
reconhecidamente precária, rede pública de ensino fundamental e médio. Do outro lado,
exemplificando um movimento atual e comum às universidades públicas brasileiras, o vídeo
também expõe o processo de construção e implantação de medidas diferenciadas de acesso à
Universidade Federal de Goiás, por meio do programa UFG Inclui, e sua repercussão em
cursinhos populares da cidade. Tomando como aparato teórico estudos nos campos do
Cinema, da Comunicação e das Ações Afirmativas, o texto discute forma e conteúdo,
evidenciando o local de fala do produto áudio-visual em questão.