Disciplinas: Jornalismo UFG
Nome da Disciplina
Cidadania e Direitos Humanos
Código da Disciplina
FIC0405
Período Recomendado
1º Período
Carga Horária (CH)
32
Tipo
Obrigatória
Núcleo
Comum
Departamento/Unidade
FIC
Ementa
Conceitos fundamentais de Cidadania e a Constituição Cidadã. Plano Nacional de
Educação em Direitos Humanos. Educação para as Relações Étnico-Raciais.
Sustentabilidade. Relações de Gênero. Direitos da pessoa com deficiência.
Diferença, diversidade e equidade. Responsabilidade social do Jornalismo como
elemento fundamental para garantir equidades. Declaração Universal dos Direitos
Humanos.Estatuto da Criança e do Adolescente.Lei 10.639. Lei 11.645. Lei Maria da
Penha.
Educação em Direitos Humanos. Educação para as Relações Étnico-Raciais.
Sustentabilidade. Relações de Gênero. Direitos da pessoa com deficiência.
Diferença, diversidade e equidade. Responsabilidade social do Jornalismo como
elemento fundamental para garantir equidades. Declaração Universal dos Direitos
Humanos.Estatuto da Criança e do Adolescente.Lei 10.639. Lei 11.645. Lei Maria da
Penha.
Bibliografia básica
CANDAU, Vera Maria, et al. Oficinas Pedagógicas de Direitos Humanos.
Petrópolis: Vozes, 1995.
COVRE, Maria de Lourdes Manzini. O que é cidadania?Coleção Primeiros Passos.
São Paulo: Brasiliense, 1995.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 2001.
Petrópolis: Vozes, 1995.
COVRE, Maria de Lourdes Manzini. O que é cidadania?Coleção Primeiros Passos.
São Paulo: Brasiliense, 1995.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 2001.
Bibliografia Complementar
CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e Direitos Humanos. In: REDE BRASILEIRA
DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Construindo a Cidadania: Desafios
para o Século XXI. Capacitação em Rede. Recife: RBDH, 2001.
COMPARATO, Fábio Konder. Afirmação Histórica dos Direitos Humanos. 2. ed.
São Paulo: Saraiva, 2001.
LUCIANO, Gersem dos Santos. O índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre
os povos indígenas no Brasil de Hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria
deEducação Continuada: LACED/Museu Nacional, 2006.LUCIANO, Gersem dos
Santos. O índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os provos indígenas no
Brasil de Hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação
Continuada: LACED/Museu Nacional, 2006.
ROSEMBERG, Fúlvia; e ANDRADE, Leandro Feitosa. Ação afirmativa no ensino
superiorbrasileiro: a tensão entre raça/etnia e gênero. Cadernos Pagu (31), julhodezembro de 2008:419-437.
SODRÉ, Muniz. Claros e Escuros: identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis:
Vozes, 1999.
DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Construindo a Cidadania: Desafios
para o Século XXI. Capacitação em Rede. Recife: RBDH, 2001.
COMPARATO, Fábio Konder. Afirmação Histórica dos Direitos Humanos. 2. ed.
São Paulo: Saraiva, 2001.
LUCIANO, Gersem dos Santos. O índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre
os povos indígenas no Brasil de Hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria
deEducação Continuada: LACED/Museu Nacional, 2006.LUCIANO, Gersem dos
Santos. O índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os provos indígenas no
Brasil de Hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação
Continuada: LACED/Museu Nacional, 2006.
ROSEMBERG, Fúlvia; e ANDRADE, Leandro Feitosa. Ação afirmativa no ensino
superiorbrasileiro: a tensão entre raça/etnia e gênero. Cadernos Pagu (31), julhodezembro de 2008:419-437.
SODRÉ, Muniz. Claros e Escuros: identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis:
Vozes, 1999.
Curso de Graduação
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