Disciplinas: Jornalismo UFG
Nome da Disciplina
Educomunicação
Código da Disciplina
FIC0442
Período Recomendado
4º Período
Carga Horária (CH)
64
Tipo
Optativa
Núcleo
Especifico
Departamento/Unidade
FIC
Ementa
Comunicação e educação, caminhos cruzados. Educação para os meios ou meios para educação? A comunicação na escola, práticas e tendências na América Latina. A educomunicação, tecnologia e produção de conteúdos na educação popular. O sujeito social e a produção de sentidos. Práticas sociais e a educação emancipadora. As T.I.C.s e a escola como novo lugar do jornalista.
Bibliografia básica
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
KRAN, Riva; TEIXEIRA, Rafaela. Todos os contos: verificação do imaginário infanto-juvenil – uma experiência de educomunicação. Goiânia: Kelps/Ayvu-Etã, 2004.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SHAUM, Ângela. Educomunicação: reflexões e princípios. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.
GÓMEZ, Guillermo Orozco. Educomunicação: recepção midiática, aprendizagem e cidadania. São Paulo: Paulinas, 2011.
KRAN, Riva; TEIXEIRA, Rafaela. Todos os contos: verificação do imaginário infanto-juvenil – uma experiência de educomunicação. Goiânia: Kelps/Ayvu-Etã, 2004.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SHAUM, Ângela. Educomunicação: reflexões e princípios. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.
GÓMEZ, Guillermo Orozco. Educomunicação: recepção midiática, aprendizagem e cidadania. São Paulo: Paulinas, 2011.
Bibliografia Complementar
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. “A pesquisa participante na docência: a busca do diálogo na construção do saber”. In: Escritos abreviados. Série Pesquisa, 2005.
DEL PRIORE, Mary (Org.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2002.
KAPLÚN, Mario. Hacia nuevas estrategias de comunicación en la educación.
BRASIL. Leis nº 10.098/2000; 10.172/2001; 10.436/2002; 10.639/2003; 11.274/2006; 11.645/2008 (normas e diretrizes educacionais citadas no PPC).
PÔRTO Jr., Gilson; NEVES, Aubergs Lopes. Possibilidades do fato histórico no pensamento educacional. História do tempo presente. In: PÔRTO Jr., Gilson (Org.). Bauru-SP: Edusc, 2007.
Resolução CNE nº 1/2013 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Jornalismo (bacharelado).
DEL PRIORE, Mary (Org.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2002.
KAPLÚN, Mario. Hacia nuevas estrategias de comunicación en la educación.
BRASIL. Leis nº 10.098/2000; 10.172/2001; 10.436/2002; 10.639/2003; 11.274/2006; 11.645/2008 (normas e diretrizes educacionais citadas no PPC).
PÔRTO Jr., Gilson; NEVES, Aubergs Lopes. Possibilidades do fato histórico no pensamento educacional. História do tempo presente. In: PÔRTO Jr., Gilson (Org.). Bauru-SP: Edusc, 2007.
Resolução CNE nº 1/2013 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Jornalismo (bacharelado).
Curso de Graduação
Matriz Curricular