Nome da Disciplina
Empreendedorismo e Negócios em Comunicação
Código da Disciplina
FIC0432
Período Recomendado
7º Período
Carga Horária (CH)
64
Tipo
Obrigatória
Núcleo
Comum
Departamento/Unidade
FIC
Ementa
Mudanças nas relações de trabalho. Empreendedorismo e espírito empreendedor. Habilidades, atitudes e características empreendedoras. Intra-empreendedorismo. Elementos essenciais para iniciar um novo negócio: estudo de viabilidade e plano de negócios. Funcionamento de um negócio. Cenários e tendências nos mercados de Comunicação. Agência de comunicação: gestão, desafios e oportunidades. Produção cultural e editorial. Terceiro setor e cooperativismo. Freelancer e comunicador-empreendedor individual.
Bibliografia básica
DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor: metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. São Paulo: Cultura, 2008.
FÍGARO, Roseli (Org.); NONATO, Cláudia; GROHMANN, Rafael. As mudanças no mundo do trabalho do jornalista. São Paulo: Atlas, 2013.
SALIM, Cesar S.; RAMAL, Andrea Cecilia; HOCHMAN, Nelson. Construindo Planos de Negócios: todos os passos necessários para planejar e desenvolver negócios de sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 2015.
Bibliografia Complementar
CORAL, E. et alii. Gestão integrada da inovação: estratégia, organização e desenvolvimento de produtos. São Paulo: Atlas, 2008.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. São Paulo: Prentice-Hall, 2012.
OLIVEIRA, Maurício. Manual do frila: o jornalista fora da redação. São Paulo: Contexto, 2010.
PINCHOT III, Gifford; PELLMAN, Ron. Intra-empreendedorismo na prática. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
RAINHO, João Paulo. Jornalismo Freelance. São Paulo: Summus, 2008.
Curso de Graduação
Matriz Curricular

Nenhum comentário

  •  

Por favor, entre para deixar um comentário