Biblioteca Digital de Tratamento Temático da Informação (BiDiTTI)
Título
A representação temática como mediadora implícita da informação em bibliotecas universitárias
Autoria
REDIGOLO, Franciele Marques
Coautoria
SILVA, Marli Vitor da
Data de criação
11/09/2025 13:10:00
Coleção
Artigo científico
Texto para busca
IP
177.200.47.247
Palavras-chave
Mediação da informação. Tratamento temático da informação. Bibliotecas universitárias.
Publicação
Local
Salvador/BA
Ano
2017
Descrição
v.11, n.2, p. 49-69
Idioma
Português
Direitos
Área/linha/seção
Artigos
Orientação
Não se aplica
Coorientação
Não se aplica
Resumo
A Mediação da Informação pode ser entendida como toda ação de interferência realizada pelo profissional da informação, direta ou indireta; consciente ou inconsciente; singular ou plural; individual ou coletiva; que propicia a apropriação de informação que satisfaça, plena ou parcialmente, uma necessidade informacional. A Mediação da Informação ocupa um espaço em qualquer fazer do profissional da informação. Sendo assim, está presente em todo o processamento da informação documentada até a sua disseminação. Desta forma, buscou-se tecer considerações acerca das atividades que envolvem o Tratamento Temático da Informação e de sua importância e atuação como mediador entre os acervos informacionais. Para tanto, foram discutidos os temas de Tratamento Temático da Informação e Mediação da Informação, de maneira que se pudesse extrair desse referencial a relevância das atividades que envolvem o Tratamento Temático na Mediação da Informação. Verificou-se que as atividades pertencentes ao Tratamento Temático da Informação circundam a ligação que existe entre a informação e o usuário, por isso a realização de suas tarefas exige do profissional da informação técnicas, habilidades e compromisso com a sociedade, pois o profissional mediará um conhecimento registrado e assim permitirá que este conhecimento se torne socializado. Conclui-se que no contexto de bibliotecas universitárias o tratamento temático possui ações mediadores implícitas em seus processos, além de mediar os acervos informacionais, o conhecimento estabelecido e os sujeitos que buscam construir conhecimento.