Título
Concepções de docentes brasileiros sobre o ensino da análise de assunto
Autoria
TARTAROTTI, Roberta Cristina Dal'evedove
Coautoria
DAL'EVEDOVE, Paula Regina; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes
Data de criação
03/09/2025 15:08:00
Coleção
Trabalho apresentado em evento
Texto para busca
IP
191.202.26.40
Palavras-chave
Análise de assunto; Indexação; Ensino de Biblioteconomia; Brasil
Publicação
Local
Recife/PE
Ano
2017
Descrição
ISKO-Brasil, 5., Recife, 2017.
Idioma
Português
Direitos
Área/linha/seção
Anais
Orientação
Não se aplica
Coorientação
Não se aplica
Resumo
Na abordagem teórica da Indexação, a análise de assunto compreende a determinação da tematicidade de um documento por meio da identificação e seleção de conceitos. Considerando-se a análise de assunto de suma importância para a formação e atuação profissional do indexador, o objetivo do trabalho foi caracterizar as abordagens conceituais adotadas e trabalhadas pela comunidade docente brasileira para o ensino da análise de assunto na formação do indexador. Como procedimentos metodológicos, realizou-se aplicação de questionário eletrônico com docentes responsáveis por disciplinas de Indexação em Cursos de Biblioteconomia do Brasil. Os resultados sinalizam, em sua maior parte, uma uniformidade entre as concepções teóricas dos docentes, tanto em relação às etapas da indexação quanto ao conceito de análise de assunto.
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