Biblioteca Digital de Tratamento Temático da Informação (BiDiTTI)
Título
Caracterização dos pesquisadores em tratamento temático da informação: um estudo da produção científica por meio da análise de domínio
Autoria
Santarem, Luciana Garcia da Silva
Coautoria
Não se aplica
Data de criação
26/06/2025 18:10:00
Coleção
Dissertação
Texto para busca
IP
189.2.190.174
Palavras-chave
Bibliometria; Produção científica; Informação - Tratamento temático; Scientific production; Biblometrics; Domain-analys.
Local
Marília/SP
Ano
2010
Descrição
112 f.
Idioma
Português
Direitos
Área/linha/seção
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
Orientação
Ely FrancinaTannuri de Oliveira
Coorientação
Não se aplica
Resumo
O objetivo desta pesquisa é caracterizar a comunidade científica brasileira em Tratamento Temático da Informação analisando sua produção por meio da publicação de livros, capítulos de livros, artigos de periódicos, a partir de indicadores bibliométricos. Existe uma tendência mundial, em todas as áreas de conhecimento, em se avaliar a produção científica, com a finalidade de diagnosticar os avanços na área e os rumos seguidos, bem como os pesquisadores mais produtivos para conhecimento de frente de pesquisa. No Brasil, estudos recentes mostram que os diferentes profissionais se preocupam não só em estudar seu objeto principal, como também avaliar a informação que circula em seu meio e em sua área. Essa avaliação pode se realizar a partir de estudos bibliométricos, apoiando-se nas recentes questões de análise de domínio. Existem algumas abordagens, como produção de guias de literatura, estudos epistemológicos até inteligência artificial, incluindo, entre elas, os estudos bibliométricos, abordagem que será utilizada nesta pesquisa. Procedeu-se da seguinte forma: o levantamento dos pesquisadores dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação no tema Tratamento Temático da Informação; seleção da produção científica a partir das palavras-chave, utilizando-se como instrumento o próprio currículo do pesquisador cadastrado na Plataforma Lattes; analisaram-se as temáticas mais contempladas nas publicações de livros e capítulos de livros e categorizaram-se as palavras-chave referentes aos artigos, identificando aproximações temáticas e assuntos mais freqüentes em TTI, bem como a consulta ao WebQualis para classificação dos periódicos onde os pesquisadores publicam; realizou-se análise de coautoria entre os pesquisadores.
Identificador
Arquivo