Título
Produção científica docente em tratamento temático da informação no Brasil: uma abordagem métrica como subsídio para a análise do domínio
Autoria
Danuello, Jane Coelho
Coautoria
Não se aplica
Data de criação
26/06/2025 17:13:00
Coleção
Dissertação
Texto para busca
IP
189.2.190.174
Palavras-chave
Bibliometria; Informação - Tratamento temático; Análise de domínio; Scientific production; Treatment of information; Bibliometric studies; Domain analysis; Metric studies;
Ano
2021
Descrição
122 f.
Idioma
Português
Direitos
Área/linha/seção
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
Orientação
José Augusto Chaves Guimarães
Coorientação
Não se aplica
Resumo
Com o objetivo de caracterizar a produção científica docente da área de Tratamento Temático da Informação – T.T.I. foram selecionados 77 artigos de periódicos de autoria de 19 docentes de pós-graduação atuantes na área, buscando detectar as características dessa produção e das fontes de informação utilizadas pelos docentes-autores que possam oferecer um conhecimento mais amplo da área enquanto espaço de atuação acadêmica. Com os dados extraídos desses artigos, foi montada uma base de dados contendo os seguintes campos: autor, título do artigo, título da publicação, palavras-chave, citações, país, idioma e ano da publicação e instituição do autor. Para trabalhar os dados, foi utilizado o software VantagePoint que organiza a informação permitindo a geração de listas e matrizes de cruzamento de dados que possibilitam verificar os relacionamentos existentes entre os campos. Quanto à produtividade dos docentes autores, que estão distribuídos em 5 universidades (USP, UNESP, UFMG, UnB e UFF), a análise dos dados revelou que o conjunto manteve uma média de publicação de 4 a 5 artigos por ano, durante o período de 1990 a 2006. Esses artigos foram publicados em quatro idiomas – português, inglês, espanhol e francês - em 27 periódicos de 9 países, sendo 18 deles publicados no Brasil verificando-se, ainda, uma forte tendência a publicar em periódicos conceituados e de qualidade comprovada. Uma análise das 817 referências contidas nos artigos revelou um total de 659 autores citados e uma preferência pela utilização de livros como fonte de informação na ordem de 50%, assim como a predominância de autores clássicos da área como base teórica. Além disso, foi identificada uma presença em torno de 20% da produção do grupo de docentes na literatura utilizada na área, caracterizando o impacto e o valor da produção desses docentes para a área.
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