Disciplinas: Jornalismo UFG
Nome da Disciplina
Gestão da Comunicação nas Organizações
Código da Disciplina
FIC0416
Período Recomendado
3º Período
Carga Horária (CH)
32
Tipo
Obrigatória
Núcleo
Comum
Departamento/Unidade
FIC
Ementa
O planejamento estratégico da comunicação corporativa como a base para o
estabelecimento do posicionamento de comunicação da organização. Análise de
cenários, mapeamento de públicos, estratégias, investimentos e mensuração de
resultados. Plano, projeto e programa de comunicação.
estabelecimento do posicionamento de comunicação da organização. Análise de
cenários, mapeamento de públicos, estratégias, investimentos e mensuração de
resultados. Plano, projeto e programa de comunicação.
Bibliografia básica
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: políticas e estratégias. São
Paulo:Summus, 2002.
KUNSCH, Margarida Kroling. Comunicação Organizacional. Histórico, fundamentos e processos. Vol. São Paulo: Saraiva.
TORQUATO, Gaudêncio. Cultura, poder, comunicação e imagem. Fundamentos
das organizações no século XXI. 2. ed.revista e ampliada.
Paulo:Summus, 2002.
KUNSCH, Margarida Kroling. Comunicação Organizacional. Histórico, fundamentos e processos. Vol. São Paulo: Saraiva.
TORQUATO, Gaudêncio. Cultura, poder, comunicação e imagem. Fundamentos
das organizações no século XXI. 2. ed.revista e ampliada.
Bibliografia Complementar
ROSA, Mário. A reputação na velocidade do pensamento:Imagem e ética na era
digital. Geração Editorial.
YANAZE, MitsuruHigushi. Gestão de marketing e comunicação:avanços e
aplicações.São Paulo:Saraiva, 2007.
YANASE, MitsuruHigushi. Retorno dos investimentos e comunicação:avaliação e
mensuração.São Caetano do Sul (SP): Difusão Editora, 2010.
VASCONCELOS, Luciene Ricciotti. Planejamento de comunicação integrada. São
Paulo:Summus, 2009.
OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; PAULA, Maria Aparecida de. O que é comunicação
estratégica nas organizações?São Paulo:Paulus, 2007.
digital. Geração Editorial.
YANAZE, MitsuruHigushi. Gestão de marketing e comunicação:avanços e
aplicações.São Paulo:Saraiva, 2007.
YANASE, MitsuruHigushi. Retorno dos investimentos e comunicação:avaliação e
mensuração.São Caetano do Sul (SP): Difusão Editora, 2010.
VASCONCELOS, Luciene Ricciotti. Planejamento de comunicação integrada. São
Paulo:Summus, 2009.
OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; PAULA, Maria Aparecida de. O que é comunicação
estratégica nas organizações?São Paulo:Paulus, 2007.