Título
A percepção do bibliotecário universitário sobre a ética no tratamento temático da informação
Autoria
OLIVEIRA, Lais Pereira de
Coautoria
Não se aplica
Data de criação
11/07/2025 13:56:00
Coleção
Artigo científico
Texto para busca
IP
200.137.211.71
Palavras-chave
Atuação profissional; Biblioteca universitária; Ética; Tratamento temático da informação.
Publicação
Local
Porto/Portugal
Ano
2023
Descrição
S.3, nº 19, p.160-184
Idioma
Português
Direitos
Área/linha/seção
Artigo
Orientação
Não se aplica
Coorientação
Não se aplica
Resumo
Aborda o tratamento temático da informação em uma perspectiva reflexiva acerca da eticidade nesse âmbito. Objetiva analisar a percepção profissional de bibliotecários universitários brasileiros sobre a ética no tratamento temático da informação. Constitui pesquisa descritiva de abordagem quantitativa. Tem como técnica de coleta o questionário, aplicado a partir de formulário onlineao universo de profissionais que gerenciam a seção de processamento técnico das bibliotecas universitárias presentes em universidades públicas federais do Brasil. Os resultados demonstram que a ética é bem assimilada pelos gestores do processamento técnico, ainda que enfrentem dilemas interpretativos e uma enorme preocupação estejana indexação e na corporificação desta,via termo. Apesar do cuidado no trato igualitário dos diferentes assuntos, reportado pelos respondentes, ecoam substitutos inconsistentes no sistema de recuperação da informação, fazendo com que busquem capacitação e uso irrestrito dos instrumentos documentários para evitar interpretações e representações tendenciosas. Ao mesmo tempo, enxergam a qualificação, a colaboração e a participação do usuário, como frentes de apoio à instância ética do tratamento temático da informação, tanto quanto a necessidade de maior evolução da literatura biblioteconômica dentro dessa perspectiva. Conclui-se que os bibliotecários universitários brasileiros percebem a dimensão ética no tratamento temático da informação, distinguindo impasses, dificuldades, problemas, soluções e necessidades para maior assertividade nesse contexto.
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