Título
A perspectiva sóciocognitiva no tratamento temático da informação em bibliotecas universitárias: aspectos inerentes a percepção profissional
Autoria
Dal' Evedove, Paula Regina
Coautoria
Não se aplica
Data de criação
01/07/2025 18:09:00
Coleção
Dissertação
Texto para busca
IP
189.2.190.174
Palavras-chave
Ciência da informação; Bibliotecas universitárias; Interdisciplinaridade; Protocolo verbal; Tratamento temático da informação; Abordagem sociocognitiva; Percepção profissional; Information Science; Interdisciplinarity; Thematic treatment of information;
Ano
2010
Descrição
300 f.
Idioma
Português
Direitos
Área/linha/seção
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
Orientação
Mariângela Spotti Lopes Fujita
Coorientação
Não se aplica
Resumo
Considerando-se que o processo de conhecimento individual é socialmente condicionado, torna-se necessário o estudo do contexto sóciocognitivo do processamento da informação. Sob essa vertente, o foco dos estudos de abordagem sóciocognitiva amplia a perspectiva individual para contextos sócioculturais. Por conseguinte, entende-se que o profissional da informação enraizado no processo de tratamento temático da informação deva ser analisado dentro de seu contexto sóciocultural que abrange a formação e atuação profissional, ou seja, o saber e o fazer profissional condicionados ao contexto institucional. Assim, as ações e pensamentos que orientam objetiva e/ou subjetivamente a atuação profissional no tratamento temático da informação devem ser investigados para que os profissionais atuem de modo condizente e com um nível maior de segurança no contexto de bibliotecas universitárias, visando diminuir/eliminar incoerências ou omissões e dar maior consistência para a criação de produtos informacionais. Desse modo, propôs-se realizar estudo sóciocognitivo da comunidade de aprendizagem que realiza o tratamento temático da informação mediante interações no ambiente de trabalho, a fim de obter um diagnóstico da percepção profissional com relação às etapas e produtos gerados no âmbito de bibliotecas universitárias. Objetivando-se propiciar considerações relevantes a elaboração de uma política de tratamento da informação documental pela perspectiva profissional, os objetivos específicos foram: a) evidenciar o movimento interdisciplinar na contemporaneidade e, a partir deste entendimento, refletir a abordagem cognitiva na Ciência da Informação pela vertente das Ciências Cognitivas; b) compreender a investigação temática em Ciência da Informação, a fim de contextualizar o tratamento temático da informação pela abordagem sóciocognitiva.
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