Título
Ensino de tratamento temático da informação (T.T.I.) nos cursos de Biblioteconomia do Mercosul: uma análise de capacitação e produção científica docente com vistas ao delineamento de políticas integradas para área
Autoria
GUIMARÃES, José Augusto Chaves
Coautoria
DANUELO, Jane Coelho; MENEZES, Pedro José
Data de criação
12/06/2025 21:14:00
Coleção
Trabalho apresentado em evento
Texto para busca
IP
191.223.216.26
Palavras-chave
Tratamento tematico da informacao; Ensino de biblioteconomia; Mercosul; Organização e recuperação da informação; Capacitação docente em ciência da informação; Produção científica em ciência da informação
Ano
2003
Descrição
V ENANCIB
Idioma
Português
Direitos
Área/linha/seção
GT-2 – Organização e Representação do Conhecimento
Orientação
Não se aplica
Coorientação
Não se aplica
Resumo
As questões de tratamento temático da informação têm sido objeto, desde 1996, de discussão e de reflexão conjunta no âmbito da área curricular Organização e recuperação da informação pelo grupo de Escolas de Biblioteconomia do Mercosul, em aspectos relativos a conteúdos fundamentais, objetivos, marcos teórico-metodológicos, prática pedagógicas e pesquisa. No entanto, paira sobre a área uma
diversidade de concepções teóricas, aspecto que se reflete tanto nos conteúdos ministrados quanto na bibliografia utilizada pelos docentes, como revelado na pesquisa anterior (Guimarães, Miranda & Santos, 2001). Tais aspectos levaram à necessidade de se investigar a questão da coerência temática entre a capacitação, a prática pedagógica (mormente em termos de conteúdos ministrados) e o conhecimento produzido (por meio da produção científica) pelos docentes, de modo a identificar as variáveis que levam
a tal diversidade. Para tanto, realizou-se um resgate teórico sobre ensino de T.T.I. no Mercosul (atualizando o referencial da pesquisa anterior) bem como sobre capacitação e produção científica docente na área em termos de Brasil, de Mercosul e de aportes oriundos do universo ibero-americano, ao que se aliou uma coleta de dados, por meio da aplicação de questionário a docentes das 28 instituições
que compuseram o universo da pesquisa anterior, de modo a obter informações sobre sua capacitação e sua produção científica. Os resultados, a partir de um índice de respostas de 64,28%, representativos dos cinco países da região, revelam, no tocante à capacitação docente, uma franca maioria (88,38%) com algum tipo de pós-graduação (lato ou stristo sensu). Os mestrados (92,62% dos docentes) foram
predominantemente realizados na área de Ciência da Informação, no decorrer dos últimos dez anos, notadamente na UFRJ, USP, UFMG, UnB e UNESP, mas ainda apresentando alto índice de dispersão temática). Já os doutorados (30,23% do total), todos de docentes brasileiros, igualmente tiveram sua preponderância na área de Ciência da Informação, no decorrer dos últimos cinco anos, notadamente na
ECA/USP, UFRJ e UFMG, revelando índice de dispersão temática significativa inferior aos mestrados (41,66%). Uma análise preliminar da produção científica docente na área revelou um núcleo de 182 documentos, predominantemente (90,11%) a cargo de cinco universidades: USP, UNESP, UFMG, Universidad de la Republica (Uruguai) e UFF, com um equilíbrio entre literatura de eventos (trabalhos completos publicados em anais), artigos de periódicos e literatura monográfica (livros e capítulos de livros) e idade média recente: - 6 anos. Registra-se, ainda, o índice de 5,69 publicações por docente, significativamente superior à média nacional da área. Tais aspectos permitem concluir preliminarmente o processo de harmonização curricular do Mercosul segue a passos largos, preocupando-se com uma
verticialização de abordagem, de modo a que os conteúdos possam ser trabalhados em uma dimensão eminentemente investigativa, e servindo de parâmetro para a integração da comunidade ibero-americana na área.. Nesse contexto, o conjunto de docentes revela-se produtivo e preocupado com sua capacitação permanecendo, ainda, o grande contraste entre a capacitação e a produção científica dos docentes
brasileiros com relação aos demais, aspecto que deve ser objeto de discussões mais aprofundadas no âmbito dos eventos Mercosul para fins de delineamento de políticas integradas. No entanto, a questão da dispersão temática, seja na capacitação, seja na produção científica, merece maiores reflexões, tendo em vista os esforços de consolidação científica da área. Recomenda-se, portanto, a intensificação de espaços de discussão conjunta no âmbito dos Encontros de Diretores e de Docentes de Biblioteconomia do
Mercosul, em busca de uma política integrada para a área, em que programas de intercâmbio, de mobilidade acadêmica e de mestrados interinstitucionais devem ser encarados como alternativas plausíveis e necessárias, cabendo ao Brasil uma contribuição significativa. Com vistas à finalização da
pesquisa, desenvolve-se, no presente momento, o processo de categorização temática da produção científica e dos produtos de capacitação docente na área, visando a compará-la aos conteúdos ministrados nas disciplinas de modo a que se chegue à triangulação almejada: capacitação, prática e produção científica docente.
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