Biblioteca Digital de Tratamento Temático da Informação (BiDiTTI)
Título
Música, informação e política: tratamento temático da informação na produção musical de chico buarque no período do ai-5
Autoria
BEZERRA, Emanuella Maria Barbosa Lourenco
Coautoria
SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos
Data de criação
24/05/2025 22:51:00
Coleção
Trabalho apresentado em evento
Texto para busca
IP
191.223.216.26
Palavras-chave
Composição (música); Brasil; Organização da informação; Tratamento tematico da informacao; Análise de assunto; Censura
Local
Recife/PE
Ano
2017
Descrição
IV ISKO BRASIL
Idioma
Português
Direitos
Área/linha/seção
GT-2 – Organização e Representação do Conhecimento
Orientação
Não se aplica
Coorientação
Não se aplica
Resumo
Explorou-se a temática da censura por meio da produção musical de Chico Buarque, utilizando-se como registro documental as letras
das músicas censuradas no período de 1968 a 1978 (vigência do Ato Institucional Nº 5 - AI-5) durante a Ditadura Civil e Militar no
Brasil. Neste contexto, a música, materializada por meio das letras é visualizada como objeto do domínio da Ciência da Informação
(CI). Utilizando-se das técnicas de Análise de Assunto desenvolvidas no âmbito do Tratamento Temático da Informação (TTI), norteadas pelas linhas de Dias e Naves (2013) e Guimarães (2008), além do apoio preliminar na Análise do Discurso (AD), sob um viés pós-estruturalista pautado nas linhas de Michel Foucault (1985, 2001, 2011). Na verificação dos dados, foram extraídas as
microestruturas das letras das músicas, de onde emergiram categorias e subcategorias de análise evidenciando o conteúdo
informacional dos registros documentais (letras das músicas). Compreendeu-se após análise que o contexto histórico do recorte, os discursos evidenciados nos documentos, as questões sociais e políticas destacadas contribuíram para a visualização da memória do período.
das músicas censuradas no período de 1968 a 1978 (vigência do Ato Institucional Nº 5 - AI-5) durante a Ditadura Civil e Militar no
Brasil. Neste contexto, a música, materializada por meio das letras é visualizada como objeto do domínio da Ciência da Informação
(CI). Utilizando-se das técnicas de Análise de Assunto desenvolvidas no âmbito do Tratamento Temático da Informação (TTI), norteadas pelas linhas de Dias e Naves (2013) e Guimarães (2008), além do apoio preliminar na Análise do Discurso (AD), sob um viés pós-estruturalista pautado nas linhas de Michel Foucault (1985, 2001, 2011). Na verificação dos dados, foram extraídas as
microestruturas das letras das músicas, de onde emergiram categorias e subcategorias de análise evidenciando o conteúdo
informacional dos registros documentais (letras das músicas). Compreendeu-se após análise que o contexto histórico do recorte, os discursos evidenciados nos documentos, as questões sociais e políticas destacadas contribuíram para a visualização da memória do período.
Identificador
Arquivo